logo01  

 


Ravioli

Utensílios:
Máquina de Macarrão

Forma de Ravioli
Compre nas lojas da Rua Paula Souza com preços à partir de R$95,00 sem motor. Para preparar lotes de até 1kg de massa dá para fazer sem motor. Também comprada na Rua Paula Souza por R$ 23,00, vendem como forma para pastel. O acabamento é horroroso mas não afeta o produto final.

Receita de Ravioli verde com recheio
de mussarela de búfala e brie:

Rendimento: 12 porções de 120 gr ou 10 raviolis de 12 gr por porção

Massa para o Ravioli:
Semolina: 100 gr
Farinha de Trigo: 200 gr
Sal: 3 gr
Azeite: 5ml
Ovos: 2 unidades
Gemas: 2 unidades
Folhas de espinafre: 125 gr (40-45 gr drenado)

Preparação do espinafre:
Laver as folhas, escorrer e colocar na panela úmidas sem água adicional, branquear as folhas até murcharem.
Escorrer e espremes bastante com as mãos até que não saia mais água. Enrolar em papel enxuga e espremer por diversas vezes até que fique seca. Depois deste processo, o peso das folhas será de aproximadamente 40-45gr.
Colocar no liquificador o espinafre com as gemas e 1 ovo, bater até que fique com a consistência de um creme hogogêneo.

Massa:
Peneirar a farinha com a semolina e o sal, juntar com o creme de espinafre, azeite e o ovo restante, amassar para que fique homogêneo. A massa pronta deve ficar embrulhada com filme plástico na geladeira por 30 minutos.

Recheio:
Mussarela de búfala: 600 gr
Queijo Brie: 200 gr
Cortar a mussarela em cubinhos de aprox 5 mm. Fatiar o brie e levar ao congelador por alguns minutos antes de cortar em cubos pequenos para facilitar a manipulação e evitar que grude.

Tirar a massa da geladeira e separa em porções de cerca de 150 gr para passar na máquina, farinhar a mesa para apoiar a massa, passar nos cilindros e farinhas cada vez, principalmente na última para evitat que a massa fina grude na forma. A largura da massa produzidas pelas máquinas domésticas irá cobrir somente 3 fileiras da forma, assim de produzira lotes de 18 peças por vez. Coloque sobre a forma uma lâmina de massa, recheie o máximo possível a cavidade de cada ravioli. Com um pincel pequeno ou com o dedo, umedeça a as bordas de cada ravioli para que a massa grude bem e não abra na cocção.
No cozimento deixa a água ferver antes de colocar os raviolis, juntar um pouco de água fria para que não haja ebulição quando colocar a massa, ficar sempre atento e sempre juntar um pouco de água fria pois o movimento da água na ebulição pode abrir alguns raviolis. Esta quandidade de produtos vai render cerca de 135 raviolis, assim haverá alguns suplementares para testar a quantidade de recheio e o tempo de cocção. O tempo de cocção deverá ser de 6 minutos.

Clique aqui para a Ficha Técnica

Ravioli aberto na forma
Ravioli pronto e secando